Na tarde desta quarta-feira (15), foi lançada a Rota do Gole em Quilombo.

Bebidas artesanais, produzidos no meio familiar, para diferentes consumidores e diversos paladares, com o selo de Quilombo e a marca das propriedades rurais: esta é a Rota do Gole, que foi inaugurada nesta quarta-feira (15) em Quilombo, em um dos locais participantes, a Cachaçaria Dona Nelva.
A Rota do Gole surgiu em virtude do grande número de produtores de bebidas artesanais no município, com produções de cachaça, licores, rum, graspa, vinhos e cerveja, e pela constante procura por esses produtos. O roteiro compreende visitação à uma cervejaria, duas vinícolas e uma cachaçaria, sendo possível conhecer o processo produtivo das bebidas, apreciar os sabores e também conhecer as belas paisagens naturais do município, além é claro de adquirir bebidas artesanais de qualidade.
Essa nova atração turística foi idealizada pela Prefeitura de Quilombo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Sebrae/SC e conta com o apoio da SICOOB, Daniel Marcos Moretti, (gerente Banco do Brasil – Agência de Quilombo) e CRESOL.
O prefeito, Silvano de Pariz, esteve presente no lançamento da rota e se mostrou muito confiante com essa nova atração turística do município. “É a segunda rota que a gente implementa como mais um instrumento que vamos colocar à disposição do turismo, o que vai agregar junto com os demais, como as cataratas e as termas. É uma conquista e nós entendemos que precisamos além do potencial natural, oferecer outros atrativos para nossos turistas para que permaneçam mais tempo em nosso município”.
O analista técnico do Sebrae, Arildo Jacobus, também chamou a atenção sobre a importância do município oferecer cada vez mais atrativos para que os turistas permaneçam por mais tempo em Quilombo. “A semente que foi plantada na primeira rota está frutificando e consolidando com mais uma rota no município. É importante dizer também que existe a possibilidade das rotas interagirem, fazendo com que a potencialidade de um segmento possa atrair um turista que vai degustar, aproveitar e comprar produtos da outra rota. Isso é possível porque o espírito empreendedor dos proprietários é muito forte. O turista quando encontra diversos atrativos é uma tendência muito grande que ele fique um prazo maior”, salientou.
As quatro propriedades participantes da rota são a Vinícola Dom Udério (Família De Cezaro), a Cachaçaria Dona Nelva (Nelva Dalssaço), Vinícola Busnello (Família Busnello) e Cervejaria Enderle Bier (Família Enderle). Márcia de Cezaro que participa da rota com a Vinícola Dom Udério, onde são fabricados cerca de sete mil litros de vinho anualmente, acredita que as vendas devem ser aumentadas com a inclusão da propriedade nesse roteiro. ”Para nós vai ser muito importante a realização dessa rota para estimular as nossas vendas e também o turismo do município. Hoje é um dia muito feliz, é o reconhecimento do nosso trabalho durante todos esses anos e sinal que estamos fazendo um bom trabalho”.
Nelva Dalssaço que participa da rota com sua cachaçaria, também destacou a importância desse momento e convidou a todos para conhecer a rota. “Me sinto realizada, pois é uma coisa que há muito tempo a gente queria, fico muito feliz pois vamos poder mostrar nossos produtos e as coisas da nossa terra. Convido a todos para participar e prestigiar a nossa Rota do Gole que agora foi lançada. Acredito que esse roteiro de degustação de bebidas não tem na região, então que as pessoas venham provar nossas bebidas e ver as belezas das nossas propriedades”.
A Rota do Gole une quatro espaços diferentes, mas com uma coisa em comum: a tradição familiar da produção artesanal de bebidas e o amor pela profissão, e conforme a presidente da Comtur, Noemi Pasqualato esse é um incentivo para que cada vez mais a produção familiar possa ser o sustento das propriedades. “A Rota do Gole é mais uma das ações que a gente vem trabalhando há muito tempo. Essas propriedades são antigas no município e as valorizando, elas passam a investir cada vez mais no seu ambiente para cada vez mais chamar turistas também para Quilombo”.
Para saber mais detalhes ou realizar o passeio e conhecer as belezas das propriedades e as delícias da Rota é preciso formar um grupo com pelo menos 10 pessoas e agendar horário pelo telefone (49)998184904.