Aspectos Geograficos

 

O município é caracterizado por um relevo acidentado, estando a sede em sua maior porção encravada entre cerros, no vale do Rio Quilombo. Daí a mais provável origem do nome do município, que também conta com outras versões, como a de que soldados teriam encontrado ali um grupo de refugiados de conflitos regionais, e sobre os quais teriam afirmado que pareciam estar escondidos em um quilombo. Não há registros objetivos sobre o surgimento da denominação, seja qual for o seu contexto verdadeiro.

 

Entre as belezas naturais do município, que se esconde entre colinas e morros, o destaque maior é o Salto Saudades(cataratas de Quilombo), uma belíssima seqüência de cachoeiras e quedas d’água a cerca de 15 km do centro. Um dos principais atrativos turísticos de Quilombo é o Salto Saudades, um conjunto de sete cascatas que forma uma beleza ímpar em um cenário de muito verde e águas limpas do rio Chapecó. O Salto Saudades atrai visitantes de todo estado de SC e de muitas outras cidades brasileiras, e por ser um atrativo tão importante ganhou obras de acessibilidade e segurança no ano de 2019 e 2020 para facilitar o acesso dos turistas. A cidade também conta com um Parque Termal – o Termas de Quilombo, que oferece águas termais sulfurosas com propriedades para tratamentos complementares de saúde, além é claro, do lazer. O turista também pode conhecer a rota de turismo rural Encantos Rurais de Quilombo, premiada no ano de 2018 pelo Ministério do Turismo como um dos melhores projetos de turismo de base comunitária do país.

 

Salto Saudades

Na sede do município, o destaque é o pequeno, arborizado e aconchegante balneário municipal, cujas fontes de águas minerais alimentam as piscinas e atraem famílias e jovens de toda a microrregião, especialmente na época do concorrido carnaval Quilombo Legal. O balneário de Quilombo tem a única fonte de águas minerais sulfurosas do Estado de Santa Catarina, água esta que também é potável. Como curiosidade extra, o balneário se localiza junto à praça central da sede do município, o que permite à maior parte dos seus usuários se dirigir a pé até as piscinas, sejam moradores, sejam turistas alojados na cidade, particularmente na área de camping contígua ao balneário.

Dados Geográficos

 

 

 

Microregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina 
Secretaria regional: Quilombo
Área: 279,28 km²
Data de criação: 06/10/1961 
Data de instalação: 19/12/1961 
Data de comemoração: 06/10 
Lei de criação: 763 – 06.10.1961  
Município de origem: Chapecó 
Altitude: 425 m
Latitude: 26°43’34 
Longitude: 52°43’14 
População Aproximadamente 11,022 mil habitantes