Aspectos Geograficos

Microregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina 
Secretaria regional: Quilombo
Área: 279,28 km²
Data de criação: 06/10/1961 
Data de instalação: 19/12/1961 
Data de comemoração: 06/10 
Lei de criação: 763 – 06.10.1961  
Município de origem: Chapecó 
Altitude: 425 m
Latitude: 26°43’34 
Longitude: 52°43’14 
População Aproximadamente 10.044 mil habitantes

O município é caracterizado por um relevo acidentado, estando a sede em sua maior porção encravada entre cerros, no vale do Rio Quilombo. Daí a mais provável origem do nome do município, que também conta com outras versões, como a de que soldados teriam encontrado ali um grupo de refugiados de conflitos regionais, e sobre os quais teriam afirmado que pareciam estar escondidos em um quilombo. Não há registros objetivos sobre o surgimento da denominação, seja qual for o seu contexto verdadeiro.

Entre as belezas naturais do município, que se esconde entre colinas e morros, o destaque maior é o Salto Saudades, uma belíssima seqüência de cachoeiras e quedas d’água a cerca de 15 km do centro. Um dos principais atrativos turísticos de Quilombo é o Salto Saudades, um conjunto de sete cascatas que forma uma beleza ímpar em um cenário de muito verde e águas limpas do rio Chapecó. O Salto Saudades atrai visitantes de todo estado de SC e de muitas outras cidades brasileiras, e por ser um atrativo tão importante ganhou obras de acessibilidade e segurança no ano de 2019 e 2020 para facilitar o acesso dos turistas. A cidade também conta com um Parque Termal – o Termas de Quilombo, que oferece águas termais sulfurosas com propriedades para tratamentos complementares de saúde, além é claro, do lazer. O turista também pode conhecer a rota de turismo rural Encantos Rurais de Quilombo, premiada no ano de 2018 pelo Ministério do Turismo como um dos melhores projetos de turismo de base comunitária do país.

DCIM\100MEDIA\DJI_0221.JPG

Na sede do município, o destaque é o pequeno, arborizado e aconchegante balneário municipal, cujas fontes de águas minerais alimentam as piscinas e atraem famílias e jovens de toda a microrregião, especialmente na época do concorrido carnaval Quilombo Legal. O balneário de Quilombo tem a única fonte de águas minerais sulfurosas do Estado de Santa Catarina, água esta que também é potável. Como curiosidade extra, o balneário se localiza junto à praça central da sede do município, o que permite à maior parte dos seus usuários se dirigir a pé até as piscinas, sejam moradores, sejam turistas alojados na cidade, particularmente na área de camping contígua ao balneário.