Programa Porteira Adentro. Prefeitura de Quilombo repassa mais de um milhão em incentivos para agricultores

Quilombo repassa mais de um milhão em incentivos para agricultores - DI Regional - Portal de Notícias de Chapecó e Região

Programa Porteira Adentro Prefeitura de Quilombo repassa mais de um milhão em incentivos para agricultores

O Programa Porteira Adentro, realizado pela Prefeitura de Quilombo, prevê uma série de ações para melhorar a vida do agricultor e da agricultura do município. Uma dessas ações visa incentivar os produtores de acordo com seu movimento econômico anual. Ao longo do ano, os agricultores destacam nota da venda de seus produtos ou produção, como milho, leite, suínos ou frangos, o que gera um movimento econômico, e através dele, recebem um valor em incentivo da prefeitura.
Conforme o secretário da Agricultura, Lenoir Dallssaço, no mês de novembro foram finalizados os pagamentos desses subsídios aos agricultores referente ao movimento econômico do bloco de notas do ano de 2020. Para ter direito a esses valores, basta o produtor fazer a solicitação até o mês de março de cada ano, na Secretaria de Agricultura. “Todas as atividades produzidas no município, que o agricultor comprove com a nota de produtor rural, ele recebe um incentivo de acordo com sua produção, tanto na cadeia produtiva do leite, na produção de milho/silagem, na produção do feno, na questão do grão, da horta, suínos, aves, enfim todas as atividades”. Ainda segundo Dallssaço, uma porcentagem é calculada de acordo com cada produção. “Por exemplo, na atividade do leite, 0,8% do que o agricultor movimenta com nota de produtor, ele recebe de retorno do município. Para quem é produtor de silagem, 1,1% do valor da nota retorna ao produtor. Nas demais atividades, na cadeia produtiva no geral, 0,2% do que o produtor comprove com nota, ele recebe em subsídio do município”.
Neste ano mais de 1 milhão e 85 mil reais foram distribuídos pela prefeitura, para cerca de 6oo produtores de Quilombo, dinheiro que caiu direto na conta dos agricultores, para fazer investimentos e melhorias em suas propriedades. O produtor Vilson Luiz Zanovello recebeu R$5374,00 em subsídios referente a esse programa, conforme sua movimentação do bloco de notas de 2020. Vilson trabalha com bovinocultura de leite, milho e silagem e conforme ele, em um momento de grande dificuldade financeira em virtude da pandemia, esse incentivo vem para auxiliar os agricultores. “Estamos enfrentando dificuldades, como a falta de produtos. Apesar de ter subido os custos, tem mercadoria que a gente não consegue encontrar no mercado, e a tendência é se agravar. Então ficamos apreensivos quanto a isso. E todo dinheiro que entra é bem vindo. É uma boa iniciativa, até porque se não tem incentivo, o produtor não se anima em emitir nota, pois depois vai se comprometer lá na frente. Dessa forma a gente ajuda o município e recebe um valor de volta”.
?O agricultor Cristhian César de Marchi trabalha com produção de leite, milho, silagem e suinocultura, e também foi beneficiado com o programa. Ele recebeu R$7610,00 em incentivos municipais e também chama a atenção para o momento difícil pós pandemia. “Estamos vivenciando tempos difíceis que acredito que jamais foram vistos. Na agricultura, estamos com alto custo de produção, girando em torno de 85%. É um momento de muita dificuldade para as propriedades rurais e ainda não vemos um fim dessa história”. Conforme Christian, em tempos de altos custos, esse incentivo potencializa toda a propriedade rural. “Esse incentivo com certeza vem numa hora excelente, pois todas as famílias, inclusive pequenas propriedades, estão passando por esse momento de dificuldade, e toda ajuda é bem vinda. Com certeza, todos os agricultores se sentem muito felizes por receber esse dinheiro e claro, a gente ajuda a cidade também. Diretamente ajuda o produtor e indiretamente ajuda também a cidade”.